Presidente espera distribuição e execução das obras do PRR em Portugal.

funding financing business project 2022 02 12 01 24 13 utc scaled

Marcelo espera “não ter razão” e que verbas chegam “ao fim da linha”

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou a sua esperança de que a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tenha um aproveitamento total dos fundos disponibilizados pela União Europeia. Em declarações à imprensa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que preferia “não ter razão” quanto à execução do plano e que espera que as verbas sejam distribuídas e cheguem “ao fim da linha”, acabando “por chegar ao objetivo final que são obras executadas”.

De acordo com o último relatório de monitorização do plano, os pagamentos efetuados aos beneficiários do PRR subiram para 1.483 milhões de euros, com a execução a manter-se em 17%. As entidades públicas foram as que receberam maiores pagamentos, seguindo-se as empresas públicas e as escolas. Já as autarquias e áreas metropolitanas, bem como as instituições do ensino superior, economia solidária e social e do sistema científico e tecnológico receberam montantes mais baixos.

No total, o PRR recebeu 149.834 candidaturas, das quais 95.829 foram aprovadas. O objetivo do Governo é atingir 32% de execução até ao final do ano. Marcelo Rebelo de Sousa espera que tanto as entidades públicas como as privadas tenham condições para avançar com mais obras ao longo deste ano e que isso seja visível em 2023, 2024 e 2025.

O PRR tem como objetivo ajudar Portugal a recuperar dos efeitos económicos e sociais causados pela pandemia de COVID-19, promovendo o crescimento e a modernização da economia do país.

Faz o teu
projeto Connosco!

Contacta-nos para obteres o teu diagnostico de maturidade, completamente gratuito.