O desenvolvimento económico local e regional depende cada vez mais do apoio a micro e pequenas empresas, que atuam diretamente na criação de postos de trabalho, inovação e dinamismo económico. Nesse sentido, o Incentivo Base Territorial tem-se revelado uma ferramenta potenciadora da competitividade das micro e pequenas empresas, proporcionando-lhes vantagens significativas no seu crescimento e sustentabilidade.
Uma das principais vantagens do Incentivo Base Territorial é que se destina a territórios de baixa densidade populacional. Através de um conjunto de apoios financeiros e fiscais, este incentivo visa reduzir as assimetrias no nosso território, traduzindo-se na possibilidade de instalar ou expandir os seus negócios em regiões com menores custos operacionais, como os preços mais baixos de terrenos e instalações, assim como a redução de custos de mão de obra. Estas áreas beneficiam de incentivos fiscais relevantes, como a redução de impostos sobre o rendimento e isenções em contribuições para a segurança social.
Ao optar por localizar a sua empresa em zonas do interior, os empresários podem, usufruir de uma diminuição significativa dos seus encargos fixos, possibilitando maior margem de manobra financeira para investir na qualidade dos seus produtos ou serviços e melhorar a sua competitividade.
Este apoio incentiva também a modernização e inovação das empresas, na medida em que oferece apoio financeiro direto, seja na forma de subsídios a fundo perdido ou de financiamento com condições favoráveis, para projetos que envolvam a introdução de novas tecnologias ou a melhoria dos processos produtivos, contribuindo para o aumento da sua produtividade e capacidade competitiva.
Contempla também apoios para a formação profissional, permitindo que os empresários e os seus colaboradores adquiram novas competências que reforcem as capacidades das equipas.
Num mundo cada vez mais globalizado, a internacionalização é um passo essencial para o crescimento de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. O Incentivo Base Territorial reconhece esta necessidade e oferece apoios específicos para a expansão dos negócios a novos mercados internacionais, incluindo a participação em feiras internacionais e também o desenvolvimento de estratégias de marketing e branding voltadas para o exterior. A internacionalização permite, não só diversificar a base de clientes, mas também reduzir a exposição ao risco, ao permitir o desenvolvimento de mais do que um mercado para a viabilidade económica do negócio.
O programa fomenta ainda o investimento em soluções que promovam a eficiência energética e a redução da pegada ecológica das empresas. Assim, além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental, as micro e pequenas empresas que adotam estas práticas beneficiam de reduções significativas nos seus consumos energéticos.
Empresas que investem em energia renovável, por exemplo, podem reduzir significativamente as suas despesas com eletricidade, posicionando-as como empresas mais verdes, um fator de crescente importância junto dos consumidores e parceiros de negócios.
Para que as micro e pequenas empresas possam usufruir plenamente dos benefícios oferecidos pelo Incentivo Base Territorial, é essencial contar com o apoio de profissionais experientes no processo de candidatura. A Vértice – Inovação e Digitalização especializa-se em apoiar empresas na preparação e submissão das candidaturas ao Incentivo Base Territorial. Com uma equipa dedicada e conhecedora dos processos, a Vértice garante que os empresários têm acesso a toda a informação necessária e que as candidaturas são elaboradas com os mais altos padrões de rigor, o que, em última análise, é fator de diferenciação que contribui para a sua viabilidade.